Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS - CVM | Vinde a Mim as Criancinhas

Resumo do Case

Com 45 anos de história, o trabalho realizado na CVM – Vinde a Mim as Criancinhas fez com que esta seja uma entidade reconhecida não só no Brasil, mas em vários outros países. Fundada em 1978, tem sua sede localizada no município de São José – SC.
Suas ações são fundamentadas em diversos e significativos conjuntos legais que, combinados, delineiam um arcabouço jurídico voltado para o reconhecimento da condição de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e a importância do trabalho social com as famílias.
O Público alvo da entidade são principalmente crianças de 03 a 05 anos, além de adolescentes, adultos e famílias, residentes no município de São José, que possam estar vivenciando situação de risco ou vulnerabilidade social e não tenham condições financeiras de arcar com os custos do tipo de atendimento ofertado.
A Instituição mantém vários programas e projetos sociais, atendendo de forma totalmente gratuita. Entre os programas sociais mantidos estão:

- CEI (Centro de Educação Infantil), que atende 484 (quatrocentos e oitenta e quatro) crianças de 3 a 5 anos em período integral;
- Cursos de Robótica / Inclusão Digital e Musicalização;
- CAS (Centro de Atendimento Social);
- Projeto Escola de Família (Atendimento Psicossocial): Atende famílias encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Conselho Tutelar de São José – SC, bem como famílias cuja equipe técnica da CVM encaminhar;
- Projeto CVM de Amparo a Família.

O PROJETO: INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇA vêm ao encontro com a proposta de promover os direitos das crianças por meio de projetos inovadores e complementares de estímulo às atividades tecnológicas.
A CVM é pioneira em projetos tecnológicos de inclusão digital, tendo realizado durante todo o ano de 2023 o referido projeto, atendendo mais de 100 crianças mensalmente.
O que torna este trabalho tão inovador é o fato de que o mesmo ofertou cursos especializados conforme a faixa etária, atendendo crianças de 04 a 09 anos. Os cursos foram ministrados por empresa/escola especializada neste tipo de ensino, além disso, os alunos utilizaram os programas que a própria empresa disponibilizou. Além de conhecer, as crianças puderam participar das programações tecnológicas.
A CVM dispõe de um laboratório tecnológico equipado com todos os equipamentos necessários para que estes cursos sejam ministrados com sucesso, além da internet de excelente qualidade e maquinário apropriado, dispõe de kits de robótica e impressora 3D que foram utilizados em algumas aulas.
Durante todo o ano de 2023 foi trabalhado com as crianças dois cursos principais: Curso de Cientistas Digitais (Curso de Iniciação Tecnológica e Programação para crianças de 06 a 09 anos) e o Curso de Exploradores Digitais (Curso de Iniciação Tecnológica e Programação para crianças de 04 a 05 anos).
Para a elaboração deste projeto, procurou-se pesquisar o que há de mais inovador nos cursos tecnológicos para crianças de 04 a 09 anos, e optamos por cursos que trabalham a tecnologia para as crianças de forma empreendedora, compreendendo a criança como ser em desenvolvimento, capaz de ter sua criatividade ainda mais estimulada com recursos tecnológicos apropriados para cada faixa etária. Por meio deste projeto a criança foi estimulada a pensar, planejar, programar, resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e a trabalhar em equipe.
Em 2024 o projeto dará sua continuidade, com a inclusão do curso MAKER, onde serão criados projetos que possibilitam os alunos entenderem como funcionam os equipamentos que estão presentes em nosso dia-a-dia, desenvolvendo o entendimento da lógica e o porquê possuem aquela forma de construção. E o diferencial vem por conta do material utilizado: todas as peças serão produzidas através de material reciclado.

Objetivo geral e específico

Objetivo Geral:

Desenvolver cursos de Iniciação Tecnológica, Programação e Maker para crianças com o intuito de promover a garantia dos direitos e o estímulo às atividades tecnológicas às crianças conforme faixa etária.

Objetivos Específicos:

- Ofertar cursos gratuitos de Iniciação tecnológica para crianças de 04 a 09 anos, provenientes de família de baixa renda.
- Estimular a criança á aprendizagem tecnológica;
- Proporcionar a inclusão social e digital;
- Proporcionar as crianças linguagem de programação visual projetada para os pequenos, ainda não alfabetizados;
- Conscientizar as crianças sobre a importância de se preservar o meio ambiente através da reciclagem;
- Proporcionar Alfabetização digital em tecnologia, Introdução à Ciência da Computação (algoritmo, linguagem de programação e sequenciamento) para crianças em processo de alfabetização;
- Crianças formadas e recebendo certificação para tanto.

Referências do cases abordando a temática central: ‘’inovação’’

Sabemos que os avanços tecnológicos no mundo já fazem parte do cotidiano, têm unido culturas, facilitado à comunicação entre diferentes nações, têm interferido nas relações no mundo do trabalho e consequentemente mudado as formas de ensino- aprendizagem. Quem não souber fazer uso das novas tecnologias certamente não terá as mesmas oportunidades e muito menos a capacidade de escolher quais rumos gostaria de seguir seja no âmbito educacional ou profissional.
A tecnologia tem entrado cada vez mais cedo na vida das crianças, as informações chegam a velocidades e quantidades extraordinárias, mas não necessariamente quem tem acesso às tecnologias fazem uso adequado delas e quem não tem acesso a estas, vive como se estivesse num mundo à parte.
Ensinar tecnologia para crianças consiste em fazer com que a criança seja atuante no desenvolvimento de tecnologia, compreendendo o que há “por trás” dos computadores e recursos. Descomplicar, compreender como os equipamentos foram criados, como funciona e como podem ser melhorados, reinventados e aproveitados para uso individual e coletivo, inclusive potencializando a garantia de direitos. Até mesmo para acessar programas do governo Federal, por exemplo, se fazem necessários o uso de novas tecnologias, aplicativos e uma infinidade de recursos. Além de adquirir conhecimentos, a criança poderá ser um potencial socializador de informações a sua rede familiar e comunitária.
Este projeto tem como perspectiva utilizar os meios tecnológicos como ferramenta de preparação para o futuro, em que as crianças consigam compreender que as tecnologias podem ser facilitadoras na busca por novas oportunidades na vida.
Esperamos que este seja um projeto inspirador, que incentive outras organizações, a iniciativa pública e privada a dar continuidade.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case

Pensar em inclusão social implica pensar em conhecimento na área da tecnologia, letramento digital, tecnologia maker, programação, robótica educacional, além dos conhecimentos básicos que muitas crianças ainda não tinham domínio, como a informática básica (Windows, Excel, Word, dentre outras) além de outras formas de aprendizagens vinculadas à inclusão digital.
Além dos benefícios cognitivos que a robótica trouxe para as crianças, ela também pode ajudar com o desenvolvimento pessoal e emocional dos pequenos. Dentre eles, tivemos a organização, o comprometimento e a sociabilidade, por exemplo. Todos esses elementos foram fortemente trabalhados por meio do ensino da robótica.
Ao planejar um projeto, trabalhávamos a organização e comprometimento para que o projeto desse certo e funcionasse de maneira adequada. Porém, sabíamos que mesmo com disciplina e organização, às vezes, um projeto não saía como o esperado. E com isso outra habilidade importante foi desenvolvida, pois através da resiliência que as crianças entendiam que erros podiam acontecer, porém, era preciso encarar o desafio, rever o que podia ser feito e adequar os processos e expectativas para que se atingisse o efeito esperado.
Além disso, a socialização e trabalho em equipe também eram trabalhados durante as aulas, pois aprender robótica não era uma prática exclusivamente individual. Normalmente, as aulas eram realizadas para grupos. Assim, cada membro da equipe ficava responsável por uma função. Portanto, para que o projeto saísse do papel era necessário que os integrantes conversassem entre si e respeitassem as funções preestabelecidas. Logo, as crianças aprendiam a socializar melhor e a trabalhar em equipe.

Resultados quantitativos e qualitativos do case

Ao todo foram mais de 120 atendimentos no projeto durante 2023, que oportunizou o acesso à tecnologia e conhecimento para todas as crianças.

Area

Educação

Instituições

Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas - Santa Catarina - Brasil

Autores

BRUNA PREIRA